Os sindicatos da FECTRANS participaram nas diversas acções promovidas pela CGTP-IN e hoje realizadas em todo o País, em defesa do SNS (Serviço Nacional de Saúde), Público, Universal e Gratuito, conforme consagrado na Constituição.
O SNS que é uma importante conquista dos trabalhadores após a revolução do 25 de Abril de 1974, permitiu o acesso universal dos cidadãos aos cuidados de saúde, está hoje sujeito a uma forte ofensiva no sentido de o colocar, ainda mais, como um negócio dos grupos económicos e financeiros.
Na sequência do desinvestimento no SNS e nos seus profissionais, muitos serviços são canalizados para os grupos privados, que assim se apropriam de uma parte significativa do Orçamento para a Saúde, que é pago com os impostos dos contribuintes.
Devolver ao SNS toda a capacidade de prestação de cuidados de saúde e prevenção da doença, é uma reivindicação que diz respeito aos trabalhadores e uma luta de todos os dias.
O SNS é um direito de todos e não pode ser um negócio privado e tem que ser defendido pelos utentes, nos quais estão aqueles que trabalham.
Defender hoje o SNS é garantir melhores cuidados de saúde agora e no futuro quando os trabalhadores e reformados mais precisam.