Na sequência das greves de 29 e 30 de Novembro e de 6 e 7 de Dezembro, com a adesão total dos pilotos, o OficiaisMar/Fectrans, irá realizar no dia 13 de Dezembro, um plenário nacional de pilotos de barra e portos (por videoconferência), aberto às outras organizações sindicais e a todos os pilotos sem excepção.
No primeiro dia do segundo ciclo de greve (6 e 7 de Dezembro), a adesão dos pilotos de barra e portos é hoje de 100%, o que está a provocar o encerramento dos portos do continente.
Nos próximos dias 6 e 7 os pilotos de barra e portos do continente irão voltar à greve, que na manhã de terça-feira (dia 6), pelas 8 horas em Algés, contará com uma acção de solidariedade de uma delegação da CGTP-IN, que integrará a secretária-geral.
Ontem, no segundo dia de greve, os trabalhadores pilotos de barra e portos voltaram a estar fortemente unidos paralisando, novamente, os portos do continente, que é um sério aviso ao governo que tem que optar se quer solucionar o conflito, ou se quer ter novos momentos de luta.
Numa grande demonstração de unidade e determinação, os pilotos de barra e portos estão hoje a cumprir o primeiro dia de greve, com uma adesão quase total, o que paralisou a generalidade da actividade nos portos do Continente.
Dia 29 e 30 de Novembro terão lugar os dois primeiros dias da greve dos pilotos de barra e portos, que reivindicam a aplicação do acordo de 2019, que visava a possibilidade destes trabalhadores se poderem reformar aos 60 anos, tema sobre o qual o governo central é a única entidade envolvida que ainda não se pronunciou de forma positiva.
Nos dias 29 e 30 de Novembro e 06 e 07 de Dezembro, os pilotos de barra e portos estarão em greve, para exigirem o cumprimento do acordo de 2019 sobre a possibilidade de antecipação da idade legal de reforma, que o actual governo se recusa a cumprir.
Dando cumprimento à vontade expressa de larga maioria de pilotos, manifestada em múltiplos contactos e particularmente expressa no último plenário realizado a 5 de Novembro de 2021, OFICIAISMAR/FECTRANS (Sindicato dos Capitães, OficiaisPilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante) avançou com um pré-aviso de greve, para uma jornada de luta para os próximos dias 29 e 30 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro.
António Santos Costa, 92 anos membro do SIMAMEVIP, de que foi dirigente durante muitos anos, faleceu ontem, pelo que a direcção da Fectrans expressa aos seus familiares, à direcção do Sindicato e aos seus amigos, a mais sentidas condolências pela perda deste militante sindical.
No passado dia 7 se Maio, procedeu-se à tomada de posse dos novos corpos gerentes do SIMAMEVIP/FECTRANS, no seguimento de um processo eleitoral, no qual se procedeu a uma renovação dos dirigentes deste sindicato.
Chegou ao fim o processo negocial do Acordo de Empresa para 2022 na Atlânticoline. O AE foi assinado pelas partes e os objectivos foram alcançados, conseguindo-se assim aumentos salariais para todas as categorias profissionais.