A FECTRANS/SNTSF participou hoje na reunião do Secretário de Estado das Infraestruturas com um conjunto de organizações, em que o único compromisso foi o de abertura das negociações do RC no último trimestre e de que vai dar instruções à administração para, no prazo máximo de um mês, mas de preferência ainda este mês, reunir com os sindicatos para se discutir os termos dessa negociação.
Perante a questão central de que o aumento dos salários é estratégico para o grupo IP, de modo a criarem-se melhores condições para fixar os actuais trabalhadores e recrutar-se novos efectivos, reconhecendo a razão dos argumentos sindicais, não assumiu nenhum compromisso quanto aos balizamentos da negociação, pelo que fica em aberto que, para o governo/administração, pode ser uma negociação sem ir ao fundo da questão.
Entendemos e dissemos, que sendo uma empresa pública que o governo considera importante e se a quer valorizar, então é preciso aumentar os salários, numa negociação que tem de sair dos referenciais habituais da inflação e ter em conta a desvalorização dos salários ao longo dos anos, a sua relação com o SMN (Salário Mínimo Nacional), o aumento dos preços essenciais que continuam altos e a crescer, apesar do IVA zero e da diminuição da inflação, assim como o forte impacto dos custos com habitação, que não contam para as taxas de inflação.
A negociação é importante, mas se não tiver o apoio de quem trabalha, através da sua mobilização, num quadro de forte unidade dos trabalhadores de todas as profissões, o resultado ficará certamente aquém do desejado para todos.
Seremos construtores da unidade dos trabalhadores, mas é preciso que cada um tome nas suas mãos a construção de melhores salários e melhores condições de trabalho.
As organizações que estiveram hoje presentes na reunião, decidiram reunir no próximo dia 19 às 17 horas e convidar a CT para participar na mesma.