Teve lugar hoje a primeira reunião de negociação com a administração da MEDWAY/MSC, em que esta apresentou uma proposta de actualização da tabela salarial em 3,5%.
A negociação para a revisão dos salários e outras matérias pecuniárias vai mesmo por diante, após o acordado, na reunião de 22 de Novembro, entre a Comissão Negociadora Sindical – CNS (CGTP-IN-FECTRANS/FNSTFPS) e os representantes do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, com a realização de uma primeira reunião de negociação, no próximo dia 12 de Dezembro.
Ferroviários estiveram reunidos hoje em plenário, em frente ao Ministério das Infraestruturas, onde aprovaram uma resolução com a reafirmação das propostas sindicais e transmitindo que não irão ficar à espera dos desenvolvimentos da actual situação política no País.
O SNTSF/FECTRANS irá realizar um plenário nacional de ferroviários, no próximo dia 10 de Novembro, a partir das 10 horas, junto ao Ministério das Infraestruturas, onde discutirão as principais reivindicações nas diversas empresas.
Também nas empresas do Grupo IP, o aumento dos salários, já por si, é uma necessidade, agravada pelo aumento dramático do custo de vida. Apesar da propaganda sobre a redução da inflação, o facto é que os produtos de primeira necessidade continuam a aumentar. Em Agosto de 2023, os produtos alimentares registaram em média nos últimos doze meses, um aumento de 15%
O SNTSF/FECTRANS apresentou a sua proposta de aumentos salariais para o ano de 2024, traduzida no seguinte:
Que negociação vamos ter? foi a questão central que a CNS - Comissão Negociadora Sindical da FECTRANS/FNSTFPS colocou hoje na reunião com a administração da IP, que contou no início com a presença do presidente, tendo saído logo após uma brevíssima intervenção.
No dia 4, teve início a negociação para a revisão do Regulamento de Carreiras CP, com uma reunião da Carreira Comercial e uma outra da Carreira de Manutenção.
O Presidente da Administração da IP marcou uma reunião para o próximo dia 18 de Outubro, que de acordo com o transmitido é para abrir o processo negocial para 2024. As organizações sindicais que integram a Comissão Negociadora Sindical dos Sindicatos da CGTP-IN, entendem que tem que ser um processo negocial, que responda às revindicações dos trabalhadores, no sentido de se valorizarem os salários de todos, de ser reduzir o horário e que se valorizem as carreiras profissionais.
A Federação (FECTRANS) através do seu sindicato no sector ferroviário, o SNTSF reuniu com a administração da MEDWAY, no passado dia 25. A reunião, solicitada por nós, teve como objectivo abordar um conjunto de temas, nomeadamente os que têm vindo a gerar preocupação junto dos trabalhadores da empresa.
Um conjunto de organizações sindicais, nas quais o SNTSF/FECTRANS, solicitaram uma reunião ao presidente da Administração da IP, com vista à continuação da discussão do processo de aumento intercalar de salários que se encontra em aberto, que teve como resposta indisponibilidade de agenda, remetendo isso para a segunda quinzena de Outubro.