Teve lugar hoje de manhã, a assinatura do novo CCTV – Contrato Colectivo de Trabalho Vertical, entre a FECTRANS, a ANTRAM e a ANTP, para vigorar para os próximos 36 meses (3 anos).
Ontem, novamente, os trabalhadores da Blueotter voltaram a estar em greve, com a exigência de melhores salários e melhores condições de trabalho, assim como, contra as prepotências da administração, que não resolve os problemas e mantém um delegado sindical sem ocupação e sem poder entrar na empresa.
Amanhã, 6 de Janeiro, os trabalhadores da Blueotter, empresa de transporte de resíduos industriais, voltam a estar em greve, durante todo o dia, numa luta da valorização dos salários; pela reposição dos valores salariais perdidos; pelo aumento do subsídio de refeição; pela melhoria de condições e locais de trabalho, e pelas 8 horas, no piquete de greve de Sacavém (Quinta dos Almostéis) estará uma delegação da CGTP-IN, que integrará a secretária-geral.
Decorridas várias reuniões entre a FECTRAS e a Associação Patronal (ANTRAM), foi ultimado um texto de acordo final, assumido pelas partes, que irá ser transformado no novo CCTV para os próximos anos, que para além da renovação da convenção colectiva, tem ganhos para todos os trabalhadores do sector.
Decorridas várias reuniões com a ANTRAM, chegou-se a um ponto em que a associação patronal afirma ter esgotado a sua disponibilidade, pelo que importa decidir o que fazer a seguir.
Decorre durante todo o dia uma greve dos trabalhadores da Blueotter, que está a ter uma elevada adesão, com destaque para os centros de trabalho de Sacavém, Palmela e Boliqueime com adesões totais.
Na próxima sexta feira, dia 9 de Dezembro, os trabalhadores da Blueotter vão estar em greve pela reivindicação da valorização dos salários; Pela reposição dos valores salariais perdidos; Pelo aumento do subsídio de refeição; Pela melhoria de condições e locais de trabalho.
No mesmo sentido dos últimos anos, é preciso continuar a valorizar os profissionais do sector do transporte rodoviário de mercadorias, através dos salários e outras remunerações, combatendo a desregulamentação dos horários de trabalho e caminhar para a sua redução, assim como garantir o cumprimento da legislação no que se refere às Cargas e Descargas.
Depois dos dois plenários com trabalhadores do sector de mercadorias, realizados no passado sábado e domingo, com a participação de dezenas de trabalhadores, realizar-se-ão novos plenários no próximo fim de semana nos seguintes locais:
Ontem cerca de duas centenas de activistas sindicais de Espanha e Portugal, mobilizados pela FSC das Comissiones Obreras e pela FECTRANS, através do seu sindicato no sector – STRUP – concentraram-se em Vilar Formoso, numa acção de sensibilização dos motoristas de mercadorias.
Iniciado o processo de negociação com a ANTRAM, é preciso ter em conta que não partimos para esta negociação do zero, porque os trabalhadores, em 2023, têm já garantido pelo CCTV, um aumento mínimo na tabela igual à percentagem do SMN – Salário Mínimo Nacional e é a partir dessa realidade que temos que temos que negociar.