Hoje de manhã teve lugar uma reunião da FECTRANS/STRUP com a ANM-TVDE (Associação Nacional Movimento – TVDE) a pedido desta, onde se procedeu a uma análise da situação no sector.
No BTE Nº 22 de hoje (15 de Junho), foi publicado o novo CCTV do ensino automóvel e que passará a reger as relações de trabalho nas empresas associadas na ANIECA.
Esta semana foi formalizado o acordo final do novo CCTV para o sector do ensino automóvel no âmbito da ANIECA, que seguirá para publicação no BTE – Boletim de Trabalho e Emprego, e entrará em vigor 5 dias a partir da mesma, embora a tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniárias que vigorarão entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de cada ano.
Na reunião de ontem com a ANIECA, para se continuar a discussão da revisão salarial deste ano, onde a FECTRANS transmitiu a posição que resultou da discussão com os trabalhadores, após o debate foi assumido um acordo para as remunerações deste ano, sem prejuízo de, ainda este ano, se passar à discussão das matérias que foram colocadas e que ficaram de fora do acordado.
Para discutir a posição a assumir perante a última proposta da ANIECA, o STRUP/FECTRANS realizará novo plenário dos trabalhadores do Ensino Automóvel, no próximo dia 15 de Abril, às 15 horas.
Recebemos hoje da ANIECA a sua posição face às propostas que colocámos na última reunião e que se traduz no seguinte:
Realizou-se ontem a reunião com a ANIECA, em que apesar de pequenas alterações, a posição patronal fica aquém do que é reivindicado, pelo que é preciso que os trabalhadores tomem nas suas mãos os destinos das suas vidas e decidam, conjuntamente com o Sindicato o que fazer, pelo que iremos realizar novo plenário no dia 15 de Abril, nos moldes do anterior.
Depois do plenário de trabalhadores do Ensino Automóvel, o STRUP/FECTRANS continuou a ouvir os trabalhadores do sector e a recolher opiniões e contributos e com base nessa recolha, vai hoje apresentar à ANIECA a seguinte proposta:
Realizou-se hoje nova reunião com a ANIECA para discutir a revisão do CCTV nas empresas o Ensino Automóvel filadas nesta associação patronal, que avançou com a seguinte proposta:
Cerca de 80 trabalhadores e trabalhadoras do Ensino Automóvel participaram no plenário, realizado hoje, em que se debateram problemas do sector e caminhos a seguir com o objectivo da valorização do trabalho e dos trabalhadores que nele laboram.
Na reunião hoje com a ANIECA, a direcção desta associação apresentou uma proposta que não abrange todas as remunerações, apenas a tabela e de forma discriminatória entre trabalhadores e com valores que significariam mais redução do valor real dos salários.