Cabecalho Sindicaliza Te 2020


 

Protege a saude e os direitosDa intervenção sindical desde o início do período da pandemia, verificam-se algumas respostas positivas e a tomada de medidas necessárias, embora ainda se registem situações por resolver que temos vindo a relatar.

Vamos sendo confrontados com notícias de imposição ilegal de férias, ameaçando os trabalhadores com outras medidas mais drásticas perante a sua não aceitação. Trabalhadores em período experimental foram dispensados e estamos a verificar situações de não renovação de contratos a prazo, que na prática são contratos sem termo pois referem-se a postos de trabalho efectivos.

Mais alguns casos registados onde existem problemas e violações à contratação colectiva e à legislação:

AIDECCO – Empresas de trabalho temporário que fornecem trabalhadores à CarrisTur, estão a comunicar a rescisão dos contratos com os cerca de 12 motoristas que faziam serviço no aeroporto.

Grupo Barraqueiro – Quer impor férias e gozo de folgas antecipadas.

Rodoviárias do Oeste e do Lis - Trabalhadores colocados em casa de férias durante diversos dias 4-5-6-7-8 e mais sem sua auscultação.

Rodoviária do Tejo - Face à existência de um caso positivo de Covid-19, a administração nada fez para relativamente aos restantes trabalhadores e fazer a despistagem de novos casos, para proteger os trabalhadores e os utentes do transporte público.

Também esta empresa impôs férias aos trabalhadores das oficinas e administrativos.

Existem carreiras que circulam com normal ocupação.

Ribatejana Verde - Trabalhadores colocados de férias e ameaçados que se não forem de férias serão colocados em casa sem vencimento.

COVIBUS - Motoristas continuam sem qualquer distribuição de “kits” de protecção e a terem contacto com os utentes que entram pela porta da.

O STRUP já pediu a intervenção do presidente da Câmara da Covilhã, que não respondeu.

RODONORTE – Falta de proteção individual, estão a impor ferias aos trabalhadores.

Grupo Transdev – têm apenas 10% serviços em atividade, obrigaram o gozo de todas as folgas de compensação, a totalidade das férias acumuladas e 1 semana de férias referente a 2020

Transportes de Mercadorias – Os trabalhadores continuam a fazer o transporte internacional muitas vezes sem “kits” de protecção e com a falta de condições que recentemente denunciámos ao Ministro das Infraestruturas

CP – O SNTSF reclamou da administração que se estenda a todo o País a organização das escalas nas oficinas, de modo a ter equipas fixas, que se alternem periodicamente, de modo a manter capacidade de intervenção e funcionamento destes estabelecimentos oficinais.

Reafirmamos o apelo para que os trabalhadores se protejam e exijam dos responsáveis das empresas as medidas de protecção necessárias, sem as quais não estarão criadas as condições para o desempenho das funções.

Tradutor

Agenda

agosto 2020
D Sb
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Informação por email

Sindicaliza-te

LOGOTIPO SINDICALIZACAO

Videos

IPTRANS

logo iptOferta Formativa

Veja aqui ------>>>>>>

Visitantes

Temos 177 visitantes e 0 membros em linha

Hoje
Ontem
Semana
2131
5410
25825

Estatistica

Visualizações de artigos
1181177



 Av. Álvares Cabral 19, 1250-015 Lisboa - Telef: 21 845 3466 * E-mail: fectrans@fectrans.pt

Direitos de autor © 2020 FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre produzido sob a licença GNU GPL.