barcos soflusa transtejoOs problemas da Transtejo e da Soflusa, não se esgotam no conflito laboral atualmente existente, mas são o resultado, particularmente, das políticas implementadas pelo anterior governo, ao qual o atual não deu as respostas necessárias e reclamadas pela FECTRANS.

O atual conflito laboral, apenas vem por a nu os problemas estruturais existentes, nomeadamente a falta de trabalhadores, de navios e mesmo que pare a luta em curso, os utentes não têm garantias de um regular serviço prestado.

O próprio conflito actual tem origem na desvalorização profissional e degradação das condições de trabalho, a que os trabalhadores têm vindo a ser sujeitos e é transversal a todas as categorias profissionais das Empresas, situação que urge encarar de frente, num quadro de negociação profunda, mesmo que se tenha de ir encontrando soluções parciais no âmbito de uma discussão global.

Foi isto que os Sindicatos da FECTRANS/CGTP-IN defenderam hoje na reunião com o Secretário de Estado e entendemos que é neste sentido que o Governo deve caminhar.

No dia de ontem recebemos uma proposta do Secretário de Estado, nos seguintes termos:

“Criação da mais uma diuturnidade, para os trabalhadores da Soflusa e Transtejo.

Âmbito: todos os trabalhadores da Soflusa e da Transtejo que tenham a antiguidade necessária;

Aplicação: a partir de julho de 2019.

Garantir que, na aplicação do novo Regulamento de Carreiras, todos os trabalhadores, independentemente dos tempos de progressão previstos, terão uma progressão a partir de janeiro de 2020. Âmbito: trabalhadores da Soflusa e da Transtejo abrangidos; Aplicação: a partir de janeiro de 2020.

 Integração do Prémio de Chefia dos Mestres na remuneração base. Âmbito: Mestres da Soflusa; Aplicação: a partir de janeiro de 2020.”

A isto foi acrescentado hoje o aumento do prémio de chefia em mais 50 euros.

Consideramos esta uma base de trabalho, como ponto de partida para a discussão mais geral no sentido da resolução dos diversos problemas existentes, de modo a garantir um serviço fluvial que os utentes têm direito, dentro da salvaguarda da saúde, segurança e valorização profissional dos trabalhadores.

Tradução

ptenfrdeitrues

Protocolo

4º Congresso

Visitantes

Temos 178 visitantes e 0 membros em linha

Informação email

Agenda

No mês passado setembro 2019 Próximo mês
D Sb
week 36 1 2 3 4 5 6 7
week 37 8 9 10 11 12 13 14
week 38 15 16 17 18 19 20 21
week 39 22 23 24 25 26 27 28
week 40 29 30

Guia da parentalidade

Ponto Seguro