A característica da actividade dos trabalhadores do sector de mercadorias, acarreta custos acrescidos, tendo em conta que, no essencial, são trabalhadores em movimento pelo país e estrangeiro, confrontados com custos elevados no que concerne a refeições e outros.
Com a assinatura do novo texto do CCTV, realizada no passado dia 10 de Janeiro de 2023, os trabalhadores do sector passam a ter uma renovada convenção colectiva, por mais 36 meses, com a sua melhoria e actualização dos salários e outras remunerações, entre as quais as ajudas de custo.
É reconhecido que a profissão de motorista de pesados de mercadorias é uma profissão dura, em que os trabalhadores são sujeitos a ritmos de trabalho desgastante, ao isolamento nas estradas do país e dos estrangeiro, com efeitos negativos na saúde e no plano social, porque a profissão obriga-os a estar ausentes da família e com reduzidos períodos de lazer.
Com o resultado da negociação com a ANTRAM, se vier a ser aprovado, invertemos um ciclo de quase 20 anos sem negociação no sector em que se renova e reforça o conjunto dos direitos dos trabalhadores, assim como iniciamos a recuperação dos salários desvalorizados ao longo dos anos.