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Dois dias de greve a 100%
Termina hoje o segundo dia de greve dos trabalhadores da CP na estação do Oriente, que assim protestam e exigem melhores condições de trabalho para servir melhor os utentes.
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Mais do mesmo quanto às carreiras profissionais
Na primeira reunião de negociação para a revisão das carreiras e do clausulado do Acordo Colectivo de Trabalho do Grupo IP, o Conselho de Administração anunciou que o Governo havia aprovado um plafond suplementar de 2,8 milhões de euros para a revisão das carreiras, pelo que aquela está em condições de iniciar a negociação do respectivo regulamento e anunciou que o subsídio de refeição passará de 9,20€ para 9,60€.
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É preciso aumentar, significativamente, o salário na CARRISBUS
O STRUP/FECTRANS, na sequência da reunião na DGERT/Ministério do Trabalho realizada no passado dia 27, vai realizar os seguintes plenários com os trabalhadores da CARRISBUS;
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Plenário geral de trabalhadores do ML
As organizações representativas dos trabalhadores do ML – Metropolitano de Lisboa, irão realizar um plenário geral de trabalhadores, no próximo dia 4 de Março, nos seguintes locais:
Aumentam os lucros, mas não os salários!
Na primeira reunião de negociação do AE, realizada no dia 26 de Fevereiro, a empresa voltou à...
Greve/Concentração na Teleperformance
Com elevada adesão decorre hoje uma greve na TP (Teleperformance) dinamizadapelo SINTTAV, tendo...
STT contra o despedimento colectivo na NOKIA
O STT, sindicato que participa na FECTRANS, teve conhecimento que a NOKIA PORTUGAL está a avançar...
Proposta da administração da CARRIS
Na reunião de hoje em resposta à nossa proposta de um aumento salarial de 150€ para todos os...
Plenários com os trabalhadores da TRANSDEV
Tendo em conta a negociação da revisão do ACT – Acordo Colectivo de Trabalho da Transdev, o...
Reunião com a ANIECA
Teve lugar hoje a reunião com a ANIECA em que a associação patronal apresentou a sua...
Novos órgãos dirigentes do SNTCT
Hoje, na Casa do Alentejo em Lisboa, tomaram posso os novos órgãos dirigentes do SNTCT, que irão...
Chove na Estação
O SNTSF/FECTRANS em nota divulgada dá conta da situação da estação de Lisboa -Oriente, onde os...
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Manifestação - Paz no Médio Oriente
O estado israelita continua uma agressão violenta sobre a faixa de Gaza, bloqueando a entrada de alimentos, água e combustível, acrescentando aos bombardeamentos a crueldade da fome, do frio e exaustão. Uma tentativa de genocídio com a conivência cínica dos[…]
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Trabalhadores da Dia/Minipreço em greve a 27 e 28 Março
As situações vividas pelos trabalhadores agravam-se de dia para dia. Os nossos salários, mesmo com o aumento de 60€ avançado pela empresa, ficam muito aquém para fazer face ao brutal aumento do custo de vida. Tornou-se um verdadeiro desafio conseguir[…]
No fim de cada ano os portugueses são informados que aconteceu nas estradas portuguesas uma autêntica “guerra civil” com centenas de mortos e feridos graves e menos graves. Os resultados são apresentados como se a situação esteja a melhorar – NÃO SERÁ ILUSÃO?
Sobre as Escolas de Condução, quanto à qualidade do ensino nada se diz e até parece que o melhor é omitir para que os portugueses não saibam:
- Que por força da precariedade laboral e mão-de-obra barata aplicada aos instrutores e directores de escola a qualidade do ensino tem diminuído;
- Que muitas das vezes o ensino é ministrado por instrutores estagiários, que nada recebem para o efeito;
- Que muitas são as escolas de condução que apostam em instrutores e directores de escola que estando habilitados para o exercício destas funções trabalham a tempo inteiro noutras actividades, fazendo algumas horas como instrutores e directores de escola. Estes últimos, em alguns casos passam pelas escolas uma ou duas vezes por mês para assinar os documentos necessários para que os alunos posam realizar os exames teóricos e práticos entre outras tarefas;
- Que a competitividade saudável deu lugar a comportamentos de agressividade comercial muito acentuados. Estes comportamentos vieram desvalorizar a formação dos futuros condutores, bem como dos próprios instrutores de condução. As pressões exercidas por alguns proprietários de escolas, dedicadas apenas ao lucro instantâneo, limitam os instrutores e directores de escola no exercício das suas funções, levando a que o ensino de condução seja deficitário.
- Que existem suspeitas de publicidade enganosa nos preços praticados nas cartas de condução por algumas escolas. Esta “política” empresarial parece apostar na reprovação dos seus formandos, lucrando assim com o valor dos acréscimos a que estes são levados a desembolsar posteriormente, para finalizarem o seu período de aprendizagem.
Seria interessante que o governo publicasse os resultados obtidos em sede de exames teóricos e práticos, por cada escola de condução e com base nos resultados fiscalizasse as mesmas.
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Cumprir a Constituição – garantir a segurança no emprego
Cumprir a Constituição – garantir a segurança no emprego
CONFERÊNCIA SINDICAL | 9 de Fevereiro de 2024 Parecer Jurídico do Professor Doutor João Leal Amado Na sequência das movimentações das associações patronais, nomeadamente da CIP, no sentido de fazerem pressão quanto à declaração de uma suposta inconstitucionalidade do artigo[…]
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O Direito a Férias
O Direito a Férias
DIREITO A FÉRIAS ´O/A trabalhador/a tem direito a um período de férias remuneradas em cada ano civil e que, em regra, se reporta ao trabalho prestado no ano civil anterior, não estando, porém, sujeito à assiduidade ou efectividade de serviço,[…]
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Trabalhar com Segurança e Saúde na era digital
Trabalhar com Segurança e Saúde na era digital
O Ponto Focal Nacional (PFN) da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA) apresentou hoje, 25 de Outubro de 2023, no auditório do Centro de Juventude de Braga,a nova campanha europeia cujo tema é “trabalhar com segurança[…]
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Direito à prevenção e reparação de acidentes e doenças profissionais
Direito à prevenção e reparação de acidentes e doenças profissionais
Em Portugal, é reconhecido o direito à prevenção e reparação de acidentes e doenças profissionais como um direito fundamental de todos os trabalhadores. Ficha Temática N.º 5 » PDF